CHEGOU O PEPE
(PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA)
Os conceitos de leitura e escrita são indissociáveis. Ler significa conhecer, interpretar, descobrir através da leitura. E ESCREVER, O QUE É? Nada mais que o verso da medalha da leitura, ou seja, trata-se da representação de ideias na forma de letras. Na escrita codifica-se a linguagem, através de sinais convencionais, na leitura descodificam-se esses mesmos sinais. (Martins, 1994; Silva, s.d.)
PRÉ-REQUISITOS PARA A ESCRITA
A aprendizagem da escrita está dependente de vários factores que serão precisamente o enfoque do PEPE, nomeadamente: a motricidade fina, a atenção e discriminação visual e auditiva, a percepção, o esquema corporal, a orientação espacial e temporal.
COMO PODE O PEPE AJUDAR O SEU FILHO/EDUCANDO?
Num mundo cada vez mais interactivo, rico em experiências sensoriais altamente estimulantes que nos oferecem os jogos de computador, as músicas nos tablets, os desenhos na televisão, vamos esquecendo a importância do papel e do lápis. Às vezes até do chão, carpetes, sofás e paredes riscados ou pintados. É plenamente aceite pela comunidade científica que o manuseio do material de escrita é fundamental para o desenvolvimento de competências (como por exemplo, a sequenciação esquerda-direita e a coordenação visuo-motora) que vão facilitar a aprendizagem da produção gráfica. O PEPE pretende assim ser um veículo facilitador da aprendizagem destas competências que permitam à sua criança Riscar para Aprender.
O programa é dirigido a crianças em idade pré-escolar, contudo também poderão beneficiar crianças que se encontrem a frequentar o 1º ciclo, em fase de aprendizagem do processo de escrita.
Horários:
Brevemente.