PROGRAMA DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
As investigações atuais demonstram uma forte relação entre o desempenho da criança, em idade pré-escolar, em tarefas de consciência fonológica e a futura aprendizagem da leitura/escrita.
A leitura/escrita constitui a base para todas as aprendizagens da criança ao longo do seu percurso escolar. Assim, reveste-se de extrema importância que a primeira fase deste percurso ocorra com sucesso, pois a criança terá de dominar a leitura e escrita, com destreza, para posteriormente ser capaz de adquirir novos conhecimentos, através destas.
O que é a Consciência Fonológica (CF)?
A CF pode ser definida como a capacidade de “conscientemente mover, combinar ou suprimir os elementos sonoros das palavras orais” (Tunmer e Rohl,1991). Implica a “habilidade de percecionar os sons independentemente dos seus significados” (Sim-Sim, 2006).
Como pode a Consciência Fonológica facilitar a aprendizagem da leitura/escrita?
As tarefas de consciência fonológica consistem essencialmente em analisar de forma explícita os sons do discurso, de forma a compreender os limites entre palavras, sílabas e fonemas, o que facilita a apropriação do sistema alfabético.
As competências desenvolvidas neste tipo de trabalho, apresentam uma forte relação com as metas curriculares de português durante o 1º ano de escolaridade:
– No final do 1º mês, a criança deverá contar o n.º de sílabas de uma palavra de 2, 3 ou 4 sílabas;
– No final do 1º período, a criança deverá apresentar, pelo menos, 40% de sucesso em tarefas de supressão de fonema inicial e de adição de fonema inicial (ex.: luva, sem /l/ fica… uva);
– No final do 2º período, a criança deverá apresentar 70% de sucesso em tarefas de análise fonémica (Ex.: vou dizer-te uma palavra e vais separar nos bocadinhos mais pequeninos – rato – r-a-t-u).
Em que consiste o programa intensivo de Consciência Fonológica (CF) do CISDEC?
O programa intensivo de consciência fonológica do CISDEC consiste num programa de estimulação de competências de reflexão sobre os sons da fala, criado e implementado por terapeutas da fala.
Quem se pode inscrever no programa de CF?
O programa é dirigido a crianças em idade pré-escolar que irão integrar o 1º ano de escolaridade. Contudo também poderão beneficiar crianças que se encontrem a frequentar o 1º ciclo, em fase de aprendizagem do processo de leitura/escrita.
Horário:
Quartas-feiras de outubro e novembro às 17h (8 sessões).